Estágios do sono: entenda como seu corpo funciona enquanto dorme
Dormir é uma atividade vital para nosso organismo. Sem isso, nosso organismo passaria a apresentar problemas graves, como prejuízos na capacidade de memorização, cognição e desempenho motor, além de irritabilidade, cansaço, dor de cabeça, visão turva e alterações no metabolismo.
A importância de uma boa noite de sono é tão grande que existem estudos realizados em experimentos animais comprovando que a privação do sono pode até causar a morte. Mas, o que podemos considerar um sono de qualidade? Divididos em duas fases, o sono é determinado pelo REM (Movimentos Oculares Rápidos) e NREM (Sem Movimentos Oculares Rápidos).
SONO NREM: representa aproximadamente 75% do sono e é considerado uma etapa tranquila, com baixa frequência cardíaca e respiratória. Dentro dessa fase, ainda ocorrem estágios, onde o indivíduo tem alterações nos níveis de consciência de acordo com uma escala de 1 a 4, sendo 1 o mais leve e 4 o mais relaxado.
SONO REM: ocorre após o período de sono NREM, apresentando uma série de alterações fisiológicas, como frequência cardíaca e respiratória elevadas, bem como a pressão arterial e o fluxo sanguíneo cerebral. É exatamente nessa fase em que ocorrem os sonhos.
Você tem dificuldades para dormir? A dica é simples: procure um colchão que seja adequado para seu tipo de sono, pois essa pequena atitude garante uma boa noite de sono e uma melhor qualidade de vida. Não sabe como escolher? Visite uma de nossas lojas e converse com os especialistas que temos à sua disposição.
Submit a comment