Quais são os principais distúrbios do sono?
Todo mundo que já teve uma noite mal dormida sabe as consequências do sono inadequado, causando vários incômodos durante o dia, como irritação, sensação de areia nos olhos, dor de cabeça, cansaço, entre outros. O pior ainda é quando o sono é prejudicado com frequência, prejudicando a qualidade de vida do seu corpo.
Por mais simples que pareça, dormir é uma atividade imprescindível. Embora o cérebro e o corpo descansem, o corpo continua trabalhando para que a memória e os hormônios, como o do crescimento, funcionem na mais perfeita ordem. Por isso, é preciso ficar atento a qualquer tipo de transtorno ou distúrbio que possam estar afetando o estágio mais profundo do sono, no qual sonhamos.
De acordo com pesquisas do Instituto do Sono, as queixas relacionadas ao sono são frequentes e afetam pessoas de ambos os sexos e em idades variadas, sendo as mais comuns na infância e outros na velhice. Quem dorme pouco, algo em torno de menos de cinco horas por noite, vive menos, portanto, independentemente de qual seja o problema, há tratamento. Confira a nossa lista:
1- Apneia: sua principal característica é a pausa na respiração durante o sono. O resultado disso é o ronco intenso e frequente, causando mais cansaço e sonolência, mesmo que a quantidade de horas dormidas seja suficiente. O problema costuma afetar mais os homens e pode levar a doenças cardíacas, já que o nível de estresse do corpo aumenta.
2- Sonambulismo: comum em crianças, a parassonia (ou como é mais conhecida: sonambulismo) também afeta adultos, tendo seu principal risco relacionado a acidentes que a pessoa pode ter com escadas, objetos, janelas, etc. Apesar de não ter relação com problemas mentais ou psicológicos, o problema está relacionado a genética.
3- Pesadelo: aquela horrível sensação de ter um sonho ruim e apavorante com determinada frequência também precisa ser investigado. Em alguns casos, a situação pode sufocar o paciente e começar a afetar sua vida quando acordado. Quando isso acontecer, é necessário procurar especialista para conferir a necessidade de medicamentos no tratamento.
4- Bruxismo: na maioria das vezes, o paciente não percebe que tem o problema e costuma descobrir pelo dentista, que detecta a situação devido ao desgaste dos dentes. Quando não é tratado, o bruxismo pode causar dores de cabeça e na mandíbula, devido a pressão excessiva no maxilar ao ranger dos dentes.
5- Transtorno alimentar noturno: é basicamente um sonambulismo que leva a pessoa a se levantar durante o sono para comer. A busca, na maioria das vezes, não é por alimentos gostosos e, sim, apenas a vontade de saciar a vontade. E, sim, a pessoa pode até não se lembrar de nada do que fez enquanto dormia.
É importante lembrar que todos esses distúrbios estão relacionado a um fator: um colchão de qualidade. Por isso, para ter uma boa noite sono, a Mega Colchões tem os melhores produtos e acessórios do mercado, garantindo qualidade e excelente atendimento durante sua compra. Busque conforto com quem trabalha com as principais marcas!
Submit a comment