Os piores hábitos que a maioria das pessoas têm antes de dormir
Dormir é uma atividade fundamental para todo ser humano. Porém, nem todos conseguem ter uma boa noite de sono. Diversos fatores, como a velocidade da nossa rotina, excesso de trabalho, o vício em eletrônicos e até as bebidas alcóolicas e a cafeína são determinantes para a qualidade do sono. O problema é que existem hábitos negativos que influenciam tudo isso e são essas pequenas atitudes do dia a dia que trazem muitas consequências.
Confira a lista abaixo e saiba o que evitar para sua noite de sono ser melhor:
Evite bebidas alcóolicas e cafeína
Quando metabolizado pelo corpo, as moléculas de álcool fazem com que o indivíduo desperte várias vezes durante a noite, fragmentando o sono e deixando o corpo não cumprir os estágios fundamentais do sono. Apesar de ter um efeito relaxante no primeiro momento, o álcool é um dos principais agravantes na hora de dormir. Já a cafeína, tem um efeito estimulante sobre o corpo e o cérebro e deve ser riscado do cardápio.
Desligue os aparelhos eletrônicos
A melatonina, hormônio responsável pela chegada do sono, tem sua produção inibida com a emissão das luzes artificiais dos aparelhos eletrônicos. Esse efeito estimulante deixa o corpo acordado por mais tempo que o esperado, causando o acúmulo de cansaço e a sensação de uma péssima noite de sono.
Prática de exercícios nas horas próximas de ir para a cama
As atividades físicas contribuem para uma noite bem dormida, porém, não são recomendadas nas horas próximas de ir para a cama, principalmente se forem intensas, pois causam picos de adrenalina e roubam a disposição do seu corpo. A rotina de horários para dormir e acordar é importante para regular o relógio biológico, ajudando na sincronização das células do organismo.
Fumar à noite
Na verdade, o fumo é prejudicial a qualquer hora do dia. Para quem ainda não se livrou desse hábito, é importante preservar a qualidade do seu sono. A nicotina é um elemento tão estimulante quanto a cafeína, portanto, o último cigarro deve ser tragado ao menos 3 horas antes do horário de dormir.
Estudo revela que dormir com os pés para fora da cama melhora o sono
Agora que você já trocou os travesseiros e o colchão, é hora de ficar atento às dicas de sono dos especialistas. Afinal, você sabia que um hábito muito comum pode ter um impacto positivo no seu corpo durante o sono? De acordo com um estudo realizado por uma professora da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, dormir com os pés para fora da cama melhora sua noite de sono.
A pergunta que não quer calar é: por quê? Segundo a pesquisadora, os pés são responsáveis por regular e manter a temperatura do corpo, ajudando a pegar no sono mais facilmente. As anastomosos arteriovenosas são as responsáveis por ligarem as artérias às veias, dilatando e permitindo uma passagem maior de sangue para a pele e, consequentemente, ajudando a resfriá-la.
Durante o sono, é normal que a temperatura do corpo diminua. Ao colocar os pés para fora, o corpo vai se regular de forma mais eficiente, principalmente se o quarto não estiver com a temperatura ideal, que varia entre 12 e 23 graus Celsius. Tudo isso deve estar aliado também a um bom travesseiro e colchão, que são imprescindíveis para uma boa noite de sono.
Lembrando que a Mega Colchões tem os melhores produtos e acessórios do mercado, garantindo qualidade e excelência no atendimento durante sua compra. Busque conforto com quem trabalha com as melhores marcas!
Comentários